sábado, 19 de novembro de 2011

Emprego

Seia
Aceita-se técnico de prótese dentária para estágio profissional ( já está aprovado) para trabalhar em prótese acrílica em clínica de medicina dentária e laboratório de prótese a tempo inteiro.

contactos:
238498400
dentoseia@gmail.com

4 comentários:

Anónimo disse...

é o seguinte eu gostava que levasse a baila a questao que é ,somos licenciados em protese dentaria ,para que? nos pagarem menos?toda gente sabe que a protese é um trabalho extremamente cansativo mais a nivel psicologico porque requer muito de nos.isso nao devia ser justamente pago?ou a entidade patronal vai andar toda a vida a explorar os respectivos funcionarios?ai e tal ninguem se une ,ai e tal vamos criar leis vamos melhorar isto!mas cada um em sua casa explora o funcionario e pagalhe aquilo que receberia numa pastelaria sem estudar e sem matar a cabeça.a protese da dinheiro todos nos sabemos,948euros é o salario de um tecnico licenciado,pode nao saber nada mas é tecnico ,tal como um engenheiro ou um medico ,ambos saem da faculdade pouco sabem ,a difernça é que ganham perante uma tabela salarial imposta pelo governo e respeitada ,protese é diferente porque ?a tabela existe,cumpram-na.temos gestao laboratorial para que?anda um desgraçado a estudar para ganhar um salario minimo em protese?isto admite-se?para isso poupava 4 anos de estudo e trabalhava a trolha que ganhava mais.temos sindicato e associçao industrial para que?é tudo uma fachada.so tachos.depois querem os funcionarios motivados,os patroes a enriquecerem a conta dos escravos que nem tem horas de saida mas de entrada tem ,pa ganhar 500euros.isto é uma vergonha .se é transparente e justo entao de asas a imaginaçao e leve mais alem esta triste realidade.obrigado

Jorge Rodrigues disse...

Caro “Anónimo”,

Muito obrigado pela sua participação neste Blogue, mas antes de avançar para a discussão que lançou queria só esclarecer alguns pontos.

Este Blogue não faz serviço público, não tem fins lucrativos, como tal, fala dos assuntos que eu entendo que devam ser falados e quando tenho disponibilidade para tal.
Não me sinto pressionado nem na obrigação de falar de nenhum assunto em particular, a não ser de Prótese Dentária de uma forma Geral!

Não preciso de dar asas a imaginação, preciso é de arregaçar as mangas e colocar as mãos ao trabalho, algo que já fiz com a criação de dois blogues que em diversas oportunidades falaram sobre o tema do ensino e integração no mercado de trabalho:
http://nucleo-protese-essvs.blogspot.com/search/label/Tratado%20de%20Bolonha

http://amigosdaprotese.blogspot.com/search/label/Associa%C3%A7%C3%A3o%20dos%20Industriais%20de%20Pr%C3%B3tese

Partilho inteiramente das suas preocupações, revolto-me com as frequentes ofertas de emprego, que mais do que os valores em causa, procuram constantemente pessoas sem formação na área!
A situação ainda é mais revoltante quando as ofertas de emprego vêm do próprio IEFP, com salário mínimo e habilitações literárias de 4ª Classe!

Seria suposto trabalharem na área técnica apenas pessoas habilitadas para tal!
Estas pessoas habilitadas para tal não são os Licenciados em exclusivo, são todas as pessoas, licenciados ou não, que sejam portadores da Carteira Profissional!
Os Licenciados para exercerem legalmente também têm que ser portadores de carteira profissional!

Na minha opinião, o caminho a seguir é a fiscalização e penalização dos incumpridores!
Primeiro deveria ser fiscalizado o exercício da profissão, depois o licenciamento de Laboratórios e depois o estabelecimento de um valor mínimo para cada tipo de trabalho de forma a evitar situações como vermos uma coroa Metalo-cerâmica a 45€.

Mas isto é apenas a minha opinião, posso estar enganado em muitos aspectos que referi.

Posso falar-lhe da minha experiência pessoal que retrata um pouco do que o anónimo referiu.
Também fiz a licenciatura em Prótese Dentária, terminei em 2005, a única possibilidade de trabalho remunerado que encontrei estava a cerca de 160Km de casa.
Fiz as malas e mudei-me, o salário era superior ao salário mínimo mas bem inferior ao tabelado, dava para pagar as contas e pouco mais.
Mas tinha consciência que estava a aprender e a evoluir na profissão.
Estive dois anos a trabalhar nesse Lab, quando saí já estava a ganhar mais do que a tabela, mas isto conquista-se com trabalho!
Passei a fazer prestação de serviços em vários laboratórios, até ao momento em que achei que estava pronto para aceitar o desafio de gerir o meu próprio laboratório, algo que faço com sucesso há 2 anos!

Isto tudo no espaço de 6/7 anos!
Foi dessa forma que consegui ultrapassar as dificuldades de integração dos licenciados no mercado de trabalho!

Tenho todo o gosto em partilhar aqui no Blogue as suas preocupações, mas entendo que já lutei, já falei do assunto, agora deixo essa luta para outros que sintam essas preocupações como o caro anónimo sente!

Da minha parte, para ajudar na mudança posso garantir que não vou contratar ninguém para o meu laboratório a ganhar o salário mínimo, mas nos Labs dos outros não mando nada!

Atenciosamente,

Jorge Rodrigues

Vanessa Barros disse...

Boa tarde,
Terminei o curso em prótese este mês, como tal ando a procura de estágio profissional.
Algum dos presentes sabe de algum laboratório que aceite estagiário ?
De preferência na zona de Lisboa.

Obrigada

Unknown disse...

Sr. licenciado... você tem muito que aprender em termos de prótese dentária... nem sequer o conheço, mas, aprender prótese dentária em escolas, sejam elas quais forem que se instalaram em Portugal, vou dizer mais uma vez... é só teoria e papel.
Sr. licenciado Jorge, tenha muita atenção, e, veja como fala sobre as pessoas que são técnicos de prótese dentária, e, que só têm a 4ª classe.
Ainda você não andava cá neste Mundo, já eu por exemplo, que tenho apenas a 4ª classe, mas também lhe digo, que, antes quero ter a 4ª classe, do que ser licenciado em prótese dentária... vou dizer-lhe uma coisa, sabe onde é que se aprendia a fazer a verdadeira prótese dentária? era nos laboratórios de prótese dentária, e sabe porquê? comecei muito cedo num Laboratório de PRÓTESE DENTÁRIA em Lisboa, na altura o maior do País, e sabe como era? começava-se pela secção do gesso 2 anos ou mais, dependia da habilidade individual de cada um, ceras e moldeiras, a mesma coisa, agora imagine para se chegar a TÉCNICO... para se ser Ajudante, tinha que se fazer exame num laboratório, com MÉDICOS ESTOMATOLOGISTAS, até mais tarde chegar e fazer exame de TÉCNICO DE PRÓTESE DENTÁRIA, com júris de ESTOMATOLOGIA, não era numa escola com gente que de prótese pouco sabem ou nada, apenas oral e papel... aqui sim aprendia-se a sério, e, os Médicos Estomatologistas não facilitavam... até por muitas vezes por causa de um polimento mal feito, a prótese voltava para trás, havia gosto e sabedoria pelo que se fazia. Isto só para lhe dizer que o licenciamento é uma tanga, e, sei perfeitamente o que estou a dizer, pois infelizmente já me tocou gente dessa, licenciados, é evidente que não são todos felizmente, porque os que são bons, se calhar não perdem tempo com HIPÓCRISIAS, compreende??? Portanto, atenção e nada de MISTURAS... também sei que existem gentes que vegetam por aí sem carteiras, e, sem terem nada a vêr com a PRÓTESE DENTÁRIA, conheço uma Clinica Dentária bem grande em Lisboa que tinha gente dessa a trabalhar para a ADSE, portanto aí dou-lhe razão, agora licenciados em escolas!!!