quinta-feira, 23 de abril de 2009

EXPODENTIS 2009


Realiza-se de 7 a 10 de Maio próximo, em Matosinhos, a 2º Expodentis - Salão Internacional de Equipamento, Produtos e Serviços Dentários, uma organização da Exponor - Feira Internacional do Porto em parceria com a ANCECSI - Associação Nacional dos Comerciantes de Equipamentos Científicos Saúde e Imagem.



domingo, 19 de abril de 2009

Associação dos Industriais de Prótese

No passado sábado, dia 18 de Abril, a convite de um amigo desloquei-me a Coimbra para assistir a uma assembleia geral da AIP.

A informação sobre o que se passa na nossa classe profissional é escassa e nada melhor do que assistir in-loco para alguns esclarecimentos!

Foram focados e debatidos alguns pontos interessantes:
  • Carteiras Profissionais


  • Licenciamento dos Laboratórios


  • Alteração da legislação relativa aos contractos colectivos de trabalho, etc.


Há no entanto alguns temas que me incomodam e sobre os quais quero dar a minha opinião.


As constantes referências aos Licenciados em Prótese, como se fossem estes a causa dos problemas que a classe atravessa.

Licenciei-me com mérito, com esforço e não me sinto nada arrependido das escolhas que fiz, do caminho que tracei e estou a trilhar.Trabalho arduamente todos os dias para conquistar o meu espaço nesta área e em nenhuma situação o canudo se sobrepôs á minha humildade e vontade de ser cada vez melhor naquilo que faço!

Os Licenciados sempre se afastaram de polémicas, até mesmo sabendo que grande parte do mercado de trabalho é ocupado por pessoas ,que o fazem de forma ilegal!

Neste caso caso particular deixo também a ressalva que muitos deles estão a ser vítimas dos atrasos da atribuição das carteiras profissionais.
Deixem os Licenciados seguirem o seu caminho, as leis do mercado farão o resto, os bons profissionais conseguirão singrar, os restantes ficarão pelo caminho, nada de anormal, acontece em todas as profissões.

Eu confesso, consigo entender as vossas preocupações e acho que algumas medidas deveriam ser tomadas sob pena de uma excessiva saturação do mercado.

Tendo em conta dados apresentados na assembleia que davam conta de uma proporção de aproximadamente 1 Técnico para cada 2 Dentistas, a situação é de facto preocupante e reduzir o numero de vagas no Ensino Superior poderia ser uma hipótese sensata!

Mas ao mesmo tempo também me interrogo que se as pessoas que exercem sem estarem devidamente habilitadas, o deixassem de fazer, o equilíbrio do mercado seria restituído naturalmente.

O elevado numero faz aumentar a concorrência e isso trás, consequentemente, um acréscimo de qualidade para a classe!

Esta seria a visão perfeita e utópica dos factos, mas infelizmente, o aumento da concorrência não está a ter uma relação directa com o acréscimo de qualidade, mas sim com a constante baixa da Tabelas de Preços!

Acham que é este o caminho certo para a melhoria da classe?

Eu concordo com Tabelas competitivas, mas por exemplo uma coroa Metalo-Cerâmica rondar os 50 Euros não é um preço competitivo, é uma facada na própria classe e tenho a certeza que não há milagres, esse preço tem que ser explicado pela falta de qualidade, tanto na execução técnica como nos materiais utilizados.


Enquanto andamos em guerras desnecessárias que levam á baixa das tabelas, os médicos dentistas aplaudem e agradecem a ajuda!

Marcou presença, ainda que por breves minutos, o Dr. Fernando Guerra, candidato à Ordem dos médicos dentistas nas próximas eleições.

Expôs as linhas gerais da candidatura, onde ressalvo e congratulo-me com a vontade de reforçar laços e sinergias entre Técnicos e Dentistas, através das instituições que os representam! A ver vamos.....na minha opinião só o simples facto de não estar contra nós (como acontece descaradamente com o actual bastonário) já é positivo!

Voltando á questão dos Licenciados...........

Outra preocupação evidenciada era o facto dos Licenciados que, imediatamente após a conclusão dos estudos optavam por investir e abrir o seu próprio Lab.Sugeriram que existisse um período mínimo para o que o Licenciado pudesse abrir o seu lab!

Com franqueza, se for um pasteleiro, electricista, canalizador (refiro-me a estas profissões sem nenhum desprimor,apenas servem como exemplos) pode ter um Lab, mas um Licenciado na área, teria que esperar dois anos até o poder fazer???

Uma vez mais as leis do mercado tratam de tudo, os que optarem por abrir imediatamente o seu lab, só terão sucesso se tiverem qualidade no seu trabalho....mas talvez seja mesmo este o ponto de tanto incómodo junto da classe, jovens com qualidade que aos poucos vão retirando o mercado da letargia em que este se encontrava!

Vamos deixar as guerras de parte, licenciados e não licenciados todos no mesmo barco a remar para o mesmo lado, em prol dos mesmos objectivos, o que não pode haver é esta vontade de nos dividir!

Só depois de haver respeito e união entre nós é que teremos a força e a voz necessária para sermos ouvidos e respeitados enquanto classe.

Pareço um sindicalista a falar, mas longe de mim tal pretensão, mesmo numa altura em que o Sindicato dos Técnicos de Prótese Dentária continua á deriva e ao abandono.

Participaram na assembleia cerca de 40 pessoas, num universo que ronda os 350 Associados, representando aproximadamente 950 Técnicos. Dados estes números não se pode dizer que foi uma assembleia muito participada, acrescentando que a média de idades dos presentes deveria rondar os 50 anos (como é óbvio não andei a perguntar a idade dos presentes, este numero apresenta-se como uma estimativa).

Agora deixo eu a pergunta, não acham que teriam mais a ganhar se recebessem e acolhessem os licenciados (isto em sentido figurado,uma vez que todos os industriais podem ser associados se assim o entenderem)?

Com os licenciados a lutarem do vosso lado, muito possivelmente as questões pendentes da nossa profissão já teriam sido resolvidas, ou teriam pelo menos outra força para se fazerem ouvir!

Outra questão pertinente levantada foi relativa aos cursos profissionais que estão a surgir, principalmente na zona norte do país e com o qual é atribuído o título de Técnico Auxiliar Prótésico.

São cursos Profissionais de Nível III, sob tutela do Ministério da Educação, com ligação directa ao IEFP e Prodep.

Sobre isso tenho também uma opinião bem clara.


Os culpados são as pessoas que repetidamente procuravam e procuram o IEFP para suprir falta de mão de obra nos seus laboratórios.

Até aqui nada de errado, o problema é que o fazem, procurando mão de obra barata e não qualificada! É uma opção legítima, mas agora surge o reverso da medalha.

Os cursos têm ligação ao IEFP (regula as entidades formadoras) e este, após consecutivas visitas aos seus serviços em busca de jovens sem formação (sabemos como são aliciantes os benefícios de empregar jovens á procura do 1º emprego) , deu o feed-back ao ministério da educação de que haveria uma lacuna a este nível intermédio de formação e competência.

O que o Ministério da Educação fez (julgo que depois de consultar o Ministério da Saúde) , foi criar esses cursos para suprir essa lacuna que julgava existir.

Quem colhe ventos semeia tempestades......e agora quando pensávamos que 4 faculdades a formar Licenciados era muito, temos, pelo que pesquisei, 8 escolas a formar Técnicos Auxiliares.

Sinceramente só espero que o mercado se ajuste de forma a não haver amargos de boca para ninguém!


Técnico Auxiliar Protésico

Tipologia de Curso:
Nível 3

Modalidade de Formação:
Cursos Profissionais

Área de Formação:
Ciências dentárias

Regime:
Diurno

Duração:
3 Anos

Condições de Acesso:
Idade: Igual ou superior a 15 anos Escolaridade: 9.º ano de escolaridade

São cursos com uma carga horária que ronda as 800 Horas Práticas no total dos 3 anos.



PS: Não sou porta voz dos licenciados, o que escrevi neste post é apenas a minha opinião e nada mais do que isso.

Respeito imenso quem está nesta profissão há muitos anos (em muitos casos há mais anos do que aqueles que tenho de vida) e espero que nem todos se sintam incomodados com as minhas palavras.

Grande parte do que aprendi depois de sair da faculdade, foi com técnicos experientes e de muita qualidade que não possuem qualquer curso superior.

Quem discordar das minhas ideias pode aproveitar o espaço dos comentários para o expressar, este blog é um espaço aberto ao diálogo e onde todos são bem vindos.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Mestre de Escultura e Enceramento

Encontrei estes vídeos no YouTube colocados pelo próprio Ivan R. Huanca, na minha modesta opinião, a par de outro grande Mestre Brasileiro chamado Paulo Kano, um dos melhores do mundo na arte de escultura e enceramento.
Ivan Ronald Huanca é Boliviano mas está há muitos anos radicado no Brasil onde ministra vários cursos.
Inaugurou a cerca de um ano o seu próprio espaço, Ivan Ronald Training Center, na cidade de São Paulo.
Deixo-vos o link para fazerem uma visita http://www.ivanronald.com.br/ .



sexta-feira, 3 de abril de 2009

Obra de Arte

Deixo-vos estas fotos de um trabalho que encontrei na net, no site de um Lab Alemão....já tinha estas fotos gravadas algum tempo aqui nos meus arquivos por isso agora já não sei o Link desse Lab para vos deixar, mas se entretanto encontrar volto para colocar aqui o link.
Acho que é um trabalho fantástico...